segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Moinho Solidário reúne Representantes de Empreendimentos Solidários no I Seminário de Empreendimentos em Lauro de Freitas



Num clima de muita responsabilidade e descontração a Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia - ADESC no âmbito do Projeto Moinho Solidário, realizou no último sábado, dia 01 de outubro o I Seminário de Empreendimentos Solidários – Economia Solidária em prol do Desenvolvimento Comunitário. O encontro aconteceu no Centro de Formação Jesus Mediador – Irmãs Mediadoras da Paz, na Praia de Buraquinho na cidade de Lauro de Freitas e foi iniciado com a apresentação dos agentes de desenvolvimento, representantes dos empreendimentos solidários , assessorias e equipe do projeto. Com muita segurança a equipe do Projeto Moinho Solidário apresentou os objetivos do trabalho e o que já foi realizado nos últimos meses.
Equipe do Moinho Solidário apresenta o Projeto para
 os Representates dos Empreendimentos.
Por Assessoria de Comunicação

Agentes de Desenvolvimento
apresentam metas alcançadas pelo Projeto
Por Assessoria de Comunicação

O evento durou oito horas e teve como objetivo orientar os representantes dos empreendimentos solidários para a preparação, produção e execução de feiras de Economia Solidária nas quatro regiões atuantes do Projeto: Camaçari, Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas. As assessorias de Comercialização, Psicologia e Gestão de Empreendimento apresentaram pesquisas realizadas para o projeto, a importância dessas para o direcionamento das atividades e falaram sobre a importância de se dialogar sobre as políticas públicas específicas para a economia solidária. Em seguida, os agentes de desenvolvimento falaram sobre o desafio e as experiências vividas durante o processo de mapeamento nas comunidades. Com falas bem emotivas, alguns dos agentes falaram sobre o projeto.

A Agente de Desenvolvimento Daniela, afirma que " O Projeto
está construíndo uma nova visão de comunidade".



Ver que o nosso trabalho não foi em vão, todo o trabalho que a gente teve de ir nos lugares... é um orgulho pra gente” Marcos – Itinga/Portão.

 
 
“É muito bom saber que fazemos parte deste trabalho. Ás vezes a gente olha, acha difícil, complicado, mas a gente vê o resultado...” Daniela Miranda – Simões Filho.


Quando a gente olhar pra trás, vai saber que foi a gente que fez isso” Lidivaldo – Camaçari.

É muito bom que os empreendimentos tenham participado desse evento” – Carla Jamile/Salvador.

        Na parte da tarde, os grupos se reuniram para planejar as estratégias e ações para a realização das feiras. Ás falas giraram em torno das diferenças entre uma feira comercial e uma feira de economia solidária. A feira comercial é apenas a troca da moeda pelo produto, afirmou um dos representantes e um empreendimento que ali estava presente, enquanto que a feira de economia solidária é um resgate à dignidade humana, é o respeito entre as relações interpessoais, um resgate do convívio social. Feira de economia solidária é troca, troca de experiências de produção.
Agentes e Assessorias se reúnem com os representantes dos empreendimentos
Por Assessoria de Comunicação
O encontro foi finalizado com um grande abraço e na certeza de que o trabalho realizado pelo Projeto Moinho Solidário está no caminho certo.
Momento de confraternização
Por Assessoria de Comunicação
* Por Assessoria de Comunicação

2 comentários: