Aconteceu
no sábado, dia 09 de julho, das nove às dezessete horas na Escola de
Administração da Universidade Federal da Bahia, o Planejamento Pedagógico do
Projeto Moinho Solidário – Economia Solidária como estratégia de Prevenção à
Violência e a Criminalidade.
Segundo
a consultora que ministrou a atividade, a administradora Sheila, planejar, é um
processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e
meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes
previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando
as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e
os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e
com quem se planeja. Planejar é uma atividade que tem como características
básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que
possam nortear mais apropriadamente a execução da ação do projeto, prever o
acompanhamento e a avaliação da própria ação.
O
Planejamento da Proposta Pedagógica teve como objetivo estruturar as
capacitações que serão realizadas no âmbito do Projeto Moinho Solidário. Foi um
momento de reflexão conjunta, envolvendo a equipe técnica e os representantes
das quatro comunidades de abrangência do projeto em torno de propostas para a
consolidação dos dez cursos que serão ministrados para os Empreendimentos
Econômicos Solidários (EESs).
Para
que esses cursos realmente atendam aos objetivos do projeto de formação dos
EESs, justifica-se a idealização da proposta pedagógica a partir da qual todo o
planejamento dos cursos será feito. Baseado nessa proposta, cada curso irá
definir papéis (facilitador/participante), estruturar a metodologia da
capacitação, orientar o conteúdo, dentre muitos outros.
O
planejamento mostrou a integração da equipe, que ao final da atividade,
concluiu que planejar a avaliar devem andar de mãos dadas.
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