sábado, 9 de julho de 2011

Projeto Moinho Solidário se reúne para construir Planejamento Pedagógico

            Aconteceu no sábado, dia 09 de julho, das nove às dezessete horas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, o Planejamento Pedagógico do Projeto Moinho Solidário – Economia Solidária como estratégia de Prevenção à Violência e a Criminalidade.

            Segundo a consultora que ministrou a atividade, a administradora Sheila, planejar, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja. Planejar é uma atividade que tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação do projeto, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação.

           O Planejamento da Proposta Pedagógica teve como objetivo estruturar as capacitações que serão realizadas no âmbito do Projeto Moinho Solidário. Foi um momento de reflexão conjunta, envolvendo a equipe técnica e os representantes das quatro comunidades de abrangência do projeto em torno de propostas para a consolidação dos dez cursos que serão ministrados para os Empreendimentos Econômicos Solidários (EESs).

            Para que esses cursos realmente atendam aos objetivos do projeto de formação dos EESs, justifica-se a idealização da proposta pedagógica a partir da qual todo o planejamento dos cursos será feito. Baseado nessa proposta, cada curso irá definir papéis (facilitador/participante), estruturar a metodologia da capacitação, orientar o conteúdo, dentre muitos outros.

           O planejamento mostrou a integração da equipe, que ao final da atividade, concluiu que planejar a avaliar devem andar de mãos dadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário