quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Intercâmbio a Matarandiba promove conhecimento sobre Bancos Comunitários



Visando a construção de uma economia mais justa e solidária, o Projeto Moinho Solidário pretende auxiliar as comunidades de Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho na implantação de Bancos Comunitários. Os Bancos Comunitários se diferenciam de Bancos convencionais, pelo foco na promoção do desenvolvimento local ao incentivar a circulação de moedas sociais dentro da própria localidade e oferecimento de crédito para comunidade á juros menores, promovendo assim a geração e circulação de renda na região.


A fim de preparar os empreendimentos solidários e os moradores de cada localidade para a implantação dos Bancos, o Moinho realizou no dia 23 de janeiro, o intercâmbio para Matarandiba, comunidade de Vera Cruz na Ilha de Itaparica. Detentora do Banco Comunitário de Desenvolvimento Ilhamar e uma rede de Economia Solidária, composta pela Associação Comunitária de Matarandiba, o Cineclube Cinemar, a Rádio Comunitária, a Associação Sociocultural de Matarandiba, o Infocentro Comunitáro e o Fórum de Desenvolvimento Comunitário. A comunidade foi escolhida por ser exemplo de desenvolvimento local baseado nos princípios da Economia Solidária no estado da Bahia.


Representantes do Banco, contam o histórico do Banco Comunitário.

Recebidos por Rosangela Tigre, uma das representantes do Banco, os agentes de Desenvolvimento e representantes dos Empreendimentos Solidários conheceram toda a história do Projeto de Economia Sustentável de Matarandiba, da rede Ecosmar que conta com os Grupos de Trabalhos, específicos para cada área de atuação (meio ambiente, esporte e lazer, comunicação, cultura e transporte) e todo o processo de criação do Banco Comunitário, que contou com o apoiode projetos sociais e empresas privadas para dar inicio as suas atividades.


A moeda local de Matarandiba foi nomeada de concha, para cada emissão de uma concha, existi um real com valor correspondente.


O Banco Comunitário de Narandiba atende a 90% da população local, oferecendo serviços de crédito à juros mais baixos, valores em real, sem a necessidade de comprovação de renda por parte da comunidade e crédito sem juros para empréstimo da moeda social. A avaliação do empreendedor que solicita um empréstimo ao Banco é realizada pela própria comunidade apenas para comprovação que a utilização se dará dentro da localidade, no caso de empréstimo da moeda social a liberação é imediata, visando aumentar a circulação da moeda local.


Vale lembrar que toda a geração de renda ocasionada dentro da localidade, é voltada para a própria comunidade.

Equipe de Agentes, Representantes de Empreendimentos Solidários e as Assessoras de Finanças do Projeto: Carol Santos e Daiane Lima.


Repletos de conhecimento, Agentes de Desenvolvimento e Empreendimentos Solidários saíram de Matarandiba com a confiança de que a implantação dos Bancos nas comunidades onde residem, trará muitos benefícios para a economia local e consequentemente para a comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário