terça-feira, 13 de setembro de 2011

Rio de Janeiro conquista Feiras Mensais e Permanentes de Economia Solidária e Agricultura Orgânica

        Agora as feiras de Economia Solidário no Rio de Janeiro serão mensais e permanentes, a conquista foi obtida após assinatura do decreto do Circuito Carioca de Feiras Ecosol nos POLOS do RIO, que são arranjos associativos empresariais determinando territórios geográficos reconhecidos como POLOS do RIO.

       De acordo com a rede de Economia Solidária, a realidade carioca, que que diz respeito ao uso de praças públicas ou ruas para organizar Feiras de Economia Solidária ou de Agricultura Orgânica "tem sido tarefa árdua desta Secretaria frente a diversos órgãos públicos que cuidam da "ordem", da "limpeza", da vigilância sanitária, do licenciamento e pagamento de taxas de uso do espaço público".

     De lá para á houve uma articulação entre duas Diretorias da SEDES, a nossa de Economia Solidária e Comércio Justo e a diretoria de POLOS e Arranjos Produtivos Locais.

     Incidir externamente sobre outras Secretarias e organismos da Prefeitura tem sido estrategia realizada pelo Secretário Marcelo Costa e pela nossa Diretoria nos vários níveis do Governo Municipal.

     As ações imediatas são mais midiáticas, pois apresentam resultados rápidos, além de serem responsáveis pelo gás novo da galera que mostra com garra como é possível usar o espaço da cidade de forma democrática, com feiras limpas, sem "desordem", respeitando os consumidores.

    O intuito é que os produtores e produtoras pratiquem os princípios e envolvam outros segmento da sociedade na causa de uma Nova Civilização, onde uma Nova Economia cumpre papel essencial nessa construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário